Mesmo após um mês do seu lançamento, Death Stranding ainda segue atraindo algumas polêmicas. Desta vez, o título de Hideo Kojima se encontra no meio de uma discussão a respeito das “avaliações de usuários” no agregador de notas Metacritic.
Mais de 6.000 avaliações negativas de usuários a respeito do jogo foram removidas do portal, fazendo com que a média no campo “User Score” salta-se de 5.1 para 7.3 (até a redação deste texto). O Metacritic divide as avaliações duas partes: Metascore – média de notas dos críticos especializados e User Score – média de notas dos usuários cadastrados.
Frequentemente há divergências entre as métricas. Em muitos casos há movimentos de fãs-haters para elevar ou rebaixar a média User Score através ações coordenadas em fóruns e redes sociais. Antes da interferência do site, Death Stranding colecionava mais de 9.300 avaliações negativas. Neste momento, o número é de pouco mais de 3.000.
Embora o Metacritic não tenha se posicionado oficialmente, especula-se que as remoções tiveram o intuito de, justamente, esfriar o “bombardeamento” sofrido pelo jogo. Mas, ainda assim, seria estranho, já que outros jogos cadastrados na plataforma, que também foram alvo de ações coordenadas claras, não tiveram o mesmo tratamento.
Este problema não é exclusivo do Metacritic. Lojas online de todos os tipos sofrem com depoimento falsos. Um caso recente foi o de Borderlands 2 na Steam. Após anúncio de que o terceiro jogo da série seria exclusivo da Epic Store, fãs mais exaltados começaram a bombardear o segundo jogo “como forma de protesto”.
50 jogos mais bem avaliados da década
Nesta mesma semana, o Metacritic revelou a lista com os 50 jogos mais bem avaliados – pelos críticos – da década. E claro, outros tantos debates começaram. Vale lembrar que o Metacritic não avalia jogos ou outras produções artísticas. O site apenas agrega as notas de diversas publicações de todo mundo.
Aproveite para comentar: o que você acha destes movimentos para “baixar ou subir” as notas de jogos e filmes?
Fonte: Voxel