A série do Monstro do Pântano foi cancelada apenas uma semana depois de sua estreia, mesmo tendo sido recebida com críticas positivas.
No Twitter, o roteirista John Gholson explicou que o cancelamento ocorreu por problemas burocráticos, que causaram uma crise orçamentária na produção:
North Carolina promised a $40m tax rebate that, due to a paperwork error, they were unable to deliver. That was roughly half the proposed budget for s1 (which is estimated at $80m).
— John Gholson (@gholson) June 6, 2019
“Nos artigos sobre MONSTRO DO PÂNTANO parecem existir confusões sobre o ‘porquê’ do cancelamento. As razões não apareceram nos veículos de entretenimento, MAS, foram notícia na Carolina do Norte”
“A Carolina do Norte prometeu um abatimento de US$ 40 milhões em impostos. Por conta de um erro na papelada, eles não conseguiram entregar. Isso era cerca de metade do orçamento da primeira temporada”
There won’t be a s2 because it’s now too expensive to maintain the levels of quality of s1, *especially* for s a niche platform, and there’s no great reason to keep the production on standby when the deal in NC is no good for them anyway.
— John Gholson (@gholson) June 6, 2019
“Quando a CN descobriu o erro, eles corrigiram. A WB parou a produção, percebendo que iam tomar um banho de água fria nessa questão e que iam pagar muito mais do que previram. Mesmo com os ajustes, o abatimento seria de US$ 14 milhões. É uma diferença massiva”
“Não teremos uma segunda temporada porque é muito caro manter a qualidade da primeira, especialmente em uma plataforma de nicho. Não temos motivos apenas para suspender a produção, já que o acordo com a CN não é bom para eles de todo jeito”
A lei de incentivo do audiovisual na Carolina do Norte começou a valer em 2018, com o estado prometendo um abate de até 25% dos impostos que seriam pagos em cada produção, além de um repasse de valores das contas públicas como forma de fomentar a indústria na região.
A série do Monstro do Pântano não foi exibida no Brasil.
Fonte: Jovem Nerd