A Quantic Dream, o estúdio por trás de jogos como Heavy Rain, Beyond: Two Souls e Detroit: Become Human, não vai mais lançar títulos exclusivos para PlayStation. A mudança vem como parte de uma estratégia em uma nova fase dentro estúdio de origem francesa. A companhia chinesa NetEase Games (uma divisão da gigante NetEase) comprou uma parte minoritária do estúdio. As cifras desse acordo não foram revelados pelas duas empresas.
De acordo com o chefe do estúdio, o diretor David Cage, a Quantic Dream continuará tendo total liberdade criativa para trabalhar seus jogos. O aporte financeiro da NetEase chega meses depois da Chinesa investir mais de US$ 100 milhões na Bungie, que depois do investimento se separou da Activision e anunciou que continuará o desenvolvimento de Destiny de forma independente.
“Nós sentimos que eles [NetEase] tinham uma abordagem única na forma como selecionavam estúdios grandes, como Bungie, e buscavam investimentos com o objetivo de capacitá-los a realizar sua visão de forma independente” disse Cage em entrevista ao The Hollywood Reporter.
No começo de 2018, vários relatos de funcionários e ex-funcionários da Quantic Dream surgiram acusaram o estúdio de manter um ambiente tóxico dentro de seus escritórios. Os Chineses estão cientes de onde estão se metendo e visitaram o estúdio múltiplas vezes para conhecer a cultura trabalhista da empresa. Eles não enxergaram nenhum problema que, na visão deles, seria classificado como assédio no ambiente de trabalho. Ao Eurogamer, o executivo Simon Zhu disse:
Uma empresa do nosso tamanho e estatura não faz investimentos pequenos e é claro que tomamos muito cuidado ao analisar todos os aspectos do Quantic Dream, em particular a questão da cultura dentro do estúdio. Isso é muito importante para nós, pois somos vigilantes em relação a isso dentro da nossa própria empresa. Conseguimos passar um tempo com a equipe da Quantic Dream para conhecer a cultura do estúdio e não vimos nada que aponte para nenhuma das alegações publicadas pela imprensa.
O último jogo da Quantic Dream, Detroit: Become Human foi lançado exclusivamente para PlayStation 4 e foi um sucesso financeiro, com mais de dois milhões de cópias vendidas. O estúdio se consagrou com uma parceria extensa com a Sony. Heavy Rain foi um dos grandes jogos que ajudaram o PlayStation 3 a prosperar.
Fonte: Jovem Nerd