Uma empresa de livros infantis está processando a Netflix pela violação de marca registrada da frase “Escolha Sua Aventura” no filme Black Mirror: Bandersnatch. O processo foi aberto pela editora Chooseco na corte do estado americano de Vermont. A empresa é proprietária da marca registrada de “Choose Your Own Adventure”, termo que foi panteado pela marca nos anos 1980.
A Chooseco está reivindicando que o termo foi utilizado no marketing de Bandersnatch, o que seria irregular, já que a Netflix não detém os direitos da frase. A Netflix não usou a frase cunhada pela editora no título ou no trailer de Bandersnatch. A acusação da Chooseco foi feita porque o personagem Stefan (Fionn Whitehead) usa a frase “escolha sua aventura” quando está explicando o jogo para o seu pai.
Os advogados dizem que o uso da frase em Bandersnatch manchou a imagem positiva e infantil da empresa e, por isso, decidiram abrir este processo. No documento preenchido, a Chooseco escreveu:
A Netflix não tem licença ou autorização para usar a marca registrada da Chooseco mas, por informação e crença, usou a marca intencionalmente para capitalizar a nostalgia dos espectadores pela nossa série de livros original dos anos 80 e 90. O conteúdo obscuro e perturbador do filme destrói as associações positivas com a marca da Chooseco e mancha seus produtos.
A trama de Black Mirror: Bandersnatch, gira ao redor de Stefan Butler, desenvolvedor de games, que fica obcecado em criar um jogo baseado em um livro interativo chamado Bandersnatch, que ganhou quando era criança.
O filme é uma experiência interativa, com o espectador escolhendo os rumos da história da mesma maneira que acontece em livros-jogos. O episódio tem cerca de 90 minutos, mas, a depender das escolhas do espectador, pode durar mais de cinco horas. O lançamento do longa foi anunciado em cima da hora, um dia antes da estreia.
As quatro temporadas de Black Mirror e o filme interativo estão disponíveis na Netflix.
Fonte: Jovem Nerd