Gadgets

Nokia 9.1 deve chegar ainda em 2019 com Snapdragon 855, 5G e Android Q

O lançamento Nokia 9.1 Pureview tem previsão de chegar ao mercado no quarto trimestre deste ano. O top de linha da Nokia contará com o poderoso chipset Snapdragon 855, suporte para redes 5G e rodará com Android Q.

Com algumas alterações desde sua versão anterior, o Nokia 9.1 PureView ganhará otimização na performance e velocidade das câmeras, melhor desempenho em baixa luminosidade e em gravação de vídeos, devido à parceria estabelecida entre a HMD e a empresa Light.

Apesar de manter o mesmo design para suas cinco câmeras traseiras, a câmera frontal virá no moderno estilo punch-hole display, onde a abertura para a câmera é inserida na tela de exibição do celular, como no modelo Nokia X71.

Nokia X71
Punch-hole display. (Fonte: Nokia X71/Divulgação)

Com a evolução do seu processador, o Snapdragon 855 traz a tecnologia 802.11ay, permitindo conexões em alta frequência e promete uma CPU até 45% mais rápida do que o modelo anterior, o Snapdragon 845, do Nokia 9. A capacidade de memória interna e memória RAM deverão ser aumentadas em relação ao aparelho da geração anterior e podemos esperar melhorias na conectividade, desempenho de tarefas e velocidade.

Ainda sobre melhorias, o Android Q só veio para somar. Além do modo noturno, que visa otimizar bateria e melhorar a visão da tela em ambientes de pouca luz, o novo sistema operacional da Google traz o controle de localização, para aumento da privacidade e segurança dos usuários, o modo foco, a função multitarefas e outros facilitadores e utilitários. O Android Q é um sistema operacional que permite atualizações frequentes para correção de erros e liberação de novas versões.

Este lançamento, previsto anteriormente para o terceiro trimestre do ano, precisou ser adiado para que pudessem ser realizados ajustes, testes e finalizações no modelo 9.1. Com esta estratégia, a desenvolvedora finlandesa HMD Global, visa evitar o mesmo problema do lançamento passado, ao qual o aparelho Nokia 9 Pureview não conseguiu atingir às expectativas previstas, decepcionando seus usuários.


Fonte: Tecmundo