Gadgets Geek

Novos Intel Core X podem ser piores que os atuais AMD Ryzen domésticos

Um suposto benchmark vazado do Intel Core i9-10920X, realizado no Geekbench 4.3.0, indica que a CPU pode ser inferior ao processador Ryzen 3900X, da AMD, ao menos na pontuação multicore.

O ano de 2019 está sendo difícil para a Intel no segmento desktop. A empresa admitiu que não vai lançar CPUs baseadas na litografia de 10 nanômetros este ano. Suas novas CPUs, portanto, ainda vão tentar espremer alguma coisa do processo de fabricação de 14 nanômetros.

Até aí, tudo bem, desde que ela consiga colocar no mercado produtos competitivos, tanto em desempenho quanto em preço. Mas, se o benchmark vazado do Geekbench for legítimo e refletir a performance da versão final do chip em uso real, a empresa pode estar se dirigindo para uma situação ainda mais complicada, uma vez que o Core i9-10920X é um chip HEDT (high-end dekstop), ou seja, faz parte do segmento de máquinas de alto desempenho, voltadas para criadores de conteúdo.

O problema é que a pontuação desse processador, em multicore, que foi 44.046, ficou abaixo da pontuação do Ryzen 3900X, que fez 44.160. E este é um chip atual do segmento mainstream da AMD.

Fonte: Geekbench/Reprodução

Por fazerem parte de segmentos diferentes, essa comparação pode não parecer muito adequada. Mas, o fato é que esperamos que um chip HEDT atropele um chip mainstream em condições reais de uso, e seu preço prova isso. O atual Core i9-9920X custa por volta dos US$ 1.198, enquanto o Ryzen 3900X sai por pouco mais de US$ 500 no mercado internacional.

Nessas condições, o novo Core X não deve custar muito menos que seu antecessor, o que o torna inviável mesmo comparado a um chip voltado para o mercado doméstico.

Performance por dólar

A Intel ainda divulgou que a relação de performance por dólar de seus novos processadores é superior à de toda a linha Threadripper de 2018.

Fonte: Intel/Divulgação

Seria um ótimo feito, de fato, caso os novos Threadrippers também não estivessem a ponto de ser lançados, e com a promessa de trazerem até o dobro de cores/threads da geração anterior, custando só um pouco mais.


Fonte: Tecmundo