Geek

Nvidia anuncia novas Quadro RTX para notebooks e confirma rumores

A Computex começou e com ela vieram uma enxurrada de anúncios. A Nvidia, dessa vez, felizmente confirmou rumores da linha Quadro RTX para notebooks que, apesar das limitações de espaço, ainda darão às máquinas um desempenho invejável.

As representantes da linha Quadro RTX para o mercado de dispositivos são três novos modelos: Quadro RTX 3000, Quadro RTX 4000 e a Quadro 5000. O modelo mais modesto dessa nova variação é a Quadro RTX 3000 — que torna a confusão das nomenclaturas ainda pior — com 2304 núcleos CUDA, 288 Tensor Cores, 36 RT Cores e 6 GB de RAM GDDR6. Sua performance parece ser algo entre o poder da GeForce RTX 2070 e GeForce RTX 2060, mas desta vez destinada ao usuário desenvolvedor e criador de conteúdo audiovisual.

(Fonte: Nvidia/Reprodução)

A “intermediária” do anúncio da Computex é a Quadro RTX 4000, com desempenho que não dista muito do modelo anterior. Equipada com 8 GB GDDR6 de RAM, 40 RT Cores, 320 Tensor Cores e 2560 núcleos CUDA. Por fim, e com uma margem maior, a Quadro RTX 5000, o flagship dessa linha de alta performance. O modelo acompanha 3072 CUDA Cores, 384 Tensor Cores e 48 RT Cores que, quando comparada com o flagship da geração mobile anterior, Quadro P5200, supera em apenas 0.5 TFLOPS. No entanto, a arquitetura Turing da linha RTX é bem mais eficiente na renderização de gráficos Ray Tracing do que a arquitetura Pascal.

Em primeiro momento, 17 notebooks de marcas parceiras terão notebooks equipados com as novas GPU Pascal RTX, sendo nomeados como “RTX Studio”. A Nvidia também anunciou um novo software para acelerar a edição de vídeos e renderização, o Nvidia Studio Stack, que deve se dar muito bem com o poder das máquinas que, segundo as palavras de Jason Paul, General Manager e Diretor Sênior da Nvidia, terão desempenho equivalente a desktops com mesmo hardware.

(Fonte: Nvidia/Reprodução)

Um reforço para a geração anterior

Os modelos antigos receberam um pequeno upgrade para dar mais fôlego na arquitetura Pascal. A GPU Quadro P520 é a nova versão da Quadro P500, assim como a P620 é da Quadro P600; ambas as atualizações com 128 núcleos CUDA adicionados.

Os notebooks RTX Studio devem estar disponíveis a partir de junho, com modelos vindo da ASUS, Dell, HP, MSI, Gigabyte, Acer e Razer — que acompanhou o anúncio da fabricante de GPUs e apresentou os novos Razer Blade Studio Edition.


Fonte: Tecmundo