A NVIDIA anunciou hoje o lançamento da Jetson Nano, uma placa de computação dedicada à inteligência artificial (IA) e que custa US$ 99, cerca de R$ 375 em conversão direta. A máquina visa oferecer recursos para que estudantes e desenvolvedores em geral criem e implementam recursos de IA.
“O NVIDIA Jetson Nano permite o desenvolvimento de milhões de novos sistemas de inteligência artificial pequenos e de baixo consumo energético”, destaca a fabricante. “Ele abre um novo mundo de aplicações embutidas de Internet das Coisas, incluindo Redes de Gravação de Vídeos, robôs caseiros, controladores inteligentes com capacidades analíticas.”
Jetson Nano começa a ser vendido em junho, informa a NVIDIA. (Fonte: NVIDIA/Divulgação)
Em suma, com o Jetson Nano, criadores poderão dar vida dotar portões ou sistemas de ar-condicionado de recursos inteligentes sem depender de conexões com a internet. Um pequeno robô poderá ganhar funções avançadas de interpretação e reconhecimento sem precisar da nuvem — a ideia do Nano é que tudo seja processado e executado localmente.
O Jetson Nano mede 70 x 45 milímetros e reúne os seguintes componentes:
- Processador ARM A57 quad-core de 1,43 GHz e 64-bits
- Placa de vídeo NVIDIA Maxwell com 128 núcleos
- 4 GB de RAM
- 16 GB para armazenamento interno
- Entradas HDMI, DisplayPort, para cabo de rede, USB 3.0 (4x), micro USB 2.0 e para câmeras MIPI CSI-2 (2x)
O kit de desenvolvimento básico instalado na máquina conta com um sistema Linux baseado no Ubuntu 18.04 e tem suporte para o NVIDIA Cuda Toolkit 10. As vendas do NVIDIA Jetson Nano começam em junho de 2019.
Fonte: Tecmundo