A NVIDIA lançou um driver que traz a tecnologia DXR (DirectX Raytracing) para as placas de vídeo da série GeForce GTX. A companhia já havia anunciado o suporte para as GPUs anteriores às placas da mais recente série RTX, mas poder experimentar o Ray Tracing (anunciada como a maior novidade da última geração de GPUs da empresa) nas placas GTX, de forma oficial, não deixa de ser surpreendente.
Adicionalmente, a companhia disponibilizou três novas demonstrações para que os donos das placas suportadas pelo DXR possam testar a tecnologia gratuitamente. Como o número de títulos com Ray Tracing ainda é bem limitado, oferecer tais opções gratuitas parece ser uma atitude acertada da NVIDIA.
Dessa forma, os usuários podem atualizar o driver do dispositivo e começar a explorar as possibilidades de um gameplay mais imersivo, com gráficos com qualidade cinemática, apresentando novas interações de iluminação, sombras, reflexos e sensação de profundidade.
Os novos demos gratuitos
Atomic Heart tech demo
Fonte: Divulgação/NVIDIA
Desenvolvido pela Mundfish, o Atomic Heart traz um belíssimo demo com reflexos e sombras em Ray Tracing, além do suporte à tecnologia DLSS;
Justice tech demo
Fonte: Divulgação/NVIDIA
Ambientado na China, este demo é cheio de cores vivas e apresenta reflexos cáusticos e sombras em Ray Tracing, além do suporte ao DLSS;
Reflections tech demo
Fonte: Divulgação/NVIDIA
Demo criado pela Epic Games em parceria com a ILMxLAB e NVIDIA. Nele, a iluminação, sombras, reflexos e oclusão ambiental em Ray Tracing foram criados para oferecer uma prévia do futuro da cinemática. Vale mencionar que ele também tem suporte ao DLSS.
Os novos demos podem ser baixados pelo site oficial da NVIDIA.
OBS.: A tecnologia DLSS (Deep Learning Super Sampling) é um novo método de renderização de imagens que otimiza a qualidade final dos objetos, entregando desempenho superior aos jogos em comparação com os métodos anteriores. O DLSS é suportado apenas em placas GeForce RTX.
Quais placas GTX terão suporte para o Ray Tracing?
O novo driver da NVIDIA possibilita que todas as GPUs a partir das GTX 1060 6 GB possam executar efeitos de Ray Tracing, mesmo não tendo os núcleos RT dedicados a essa tarefa. Sendo assim, o processamento ficará a cargo dos núcleos CUDA das GTX.
Apesar das críticas devido ao possível baixo desempenho, o fato é que a NVIDIA está possibilitando aos usuários dessas placas experimentar uma tecnologia que, a princípio, eles não teriam acesso. Esta é a lista completa das placas de vídeo da série GeForce GTX que foram habilitadas para executar o DXR:
- GeForce GTX 1660 Ti
- GeForce GTX 1660
- NVIDIA TITAN Xp (2017)
- NVIDIA TITAN X (2016)
- GeForce GTX 1080 Ti
- GeForce GTX 1080
- GeForce GTX 1070 Ti
- GeForce GTX 1070
- GeForce GTX 1060 6GB
Em relação aos notebooks, todos os equipamentos que possuem essas mesmas GPUs de arquitetura Pascal e Turing serão suportados.
Abaixo, temos alguns benchmarks comparativos que foram fornecidos pela NVIDIA, onde podemos ter uma ideia de desempenho de cada placa quando submetida aos efeitos do Ray Tracing.
Reflexos avançados e sombras
Fonte: Divulgação/NVIDIA
Reflexos avançados e sombras
Fonte: Divulgação/NVIDIA
Reflexos avançados e oclusão de ambiente
Fonte: Divulgação/NVIDIA
Vale ressaltar que, recentemente, a NVIDIA lançou novas placas GTX com grande poder de fogo para jogos em resolução Full HD, como as GTX 1660 e 1660 Ti, ampliando a família de GPUs da série GTX 1XXX.
Com o tempo, é possível que o DXR amadureça e os novos drivers forneçam ainda mais desempenho na execução dos efeitos, beneficiando as GPUs mais simples. Vale notar que, em breve, você também poderá conferir conteúdo adicional relacionado à chegada do DXR às GeForce GTX no canal The Hardware Show. Aguardem!
…
Gostou desta matéria? Quer saber mais de hardware? Então, você pode acompanhar outros conteúdos de hardware no canal The Hardware Show no YouTube.
Pintou dúvidas? Quer trocar ideias de hardware e jogos? Então entre no The Hardware Group: https://goo.gl/wJwjCQ (no Facebook)
Buscando amigos para jogar e fazer piadas? Faça parte do grupo do The Hardware Show no Discord: https://discord.gg/6Z7bwuc
Quer ver fotos e dicas dos próximos THS? Então, siga o Fábio Jordan no Instagram no @fabiojordan: https://goo.gl/PBvQw8
Fonte: Tecmundo