Você já ouviu falar em SQL? Essas três letrinhas são muito frequentes em vagas de emprego, e seus conhecimentos têm sido cada vez mais requisitados no mercado. Neste artigo vamos explicar o que é o SQL, para que serve e por que você deveria se preocupar em aprendê-lo o quanto antes.
O que é SQL?
SQL significa “Structured Query Language”, ou “Linguagem de Consulta Estruturada”, em português. Resumidamente, é uma linguagem de programação para lidar com banco de dados relacional (baseado em tabelas). Foi criado para que vários desenvolvedores pudessem acessar e modificar dados de uma empresa simultaneamente, de maneira descomplicada e unificada. E se quiser conferir cursos sobre o tema, confira os links abaixo:
Para que serve?
A programação SQL pode ser usada para analisar ou executar tarefas em tabelas, principalmente através dos seguintes comandos: inserir (‘insert’), pesquisar (‘search’), atualizar (‘update’) e excluir (‘delete’). Porém, isso não significa que o SQL não possa fazer coisas mais avançadas, como escrever queries (comandos de consulta) com múltiplas informações.
Por que aprender SQL?
Segundo a Dataquest, escola referência em ciência de dados, existem três motivos primordiais pelo qual profissionais que usem dados precisam se preocupar em aprender a linguagem SQL:
- 1. SQL é usado em qualquer lugar;
- 2. Está em alta demanda, já que muitas empresas o utilizam;
- 3. Embora já existam outras alternativas, o SQL nunca vai deixar de ser relevante.
É uma linguagem fundamental para qualquer profissional de análise, ciência ou engenharia de dados, sendo ainda mais usada do que Python e R. Contudo, devido a sua simplicidade, não é necessário ser um programador para aprendê-la, e em cada vez mais áreas têm sido exigido o conhecimento em SQL como complementar em tarefas cotidianas.
Áreas que requerem ou podem requerer SQL:
- Programação
- Engenharia de software
- Administrador de banco de dados
- Analista de Qualidade
- Business Intelligence
- Desenvolvimento
- Marketing e Conteúdo e Redes Sociais
- Consultoria
- Gestão de Projetos
- Tecnologia da Informação
- Engenharia de Redes
- Suporte Técnico
- Big Data
- Jornalismo de Dados
E, basicamente, qualquer área que lide com tecnologia, e tenha seus próprio banco de dados, poderá exigir conhecimento em SQL como complemento profissional.
Importância no mercado
Segundo o Guia de Profissões e Salários da Catho, a média salarial de um analista de sistemas SQL no Brasil é de R$ 3.473,19; já gerentes, coordenadores e consultores de bancos de dados podem ter salários acima de R$ 7 mil.
Com o mundo digitalizado de hoje, saber lidar com grandes quantidades de dados é fundamental. A linguagem SQL já é tida como um dos conhecimentos pilares de qualquer profissional que atua com tecnologia; além disso, com a alta competitividade do mercado, saber uma informação tão útil quanto o SQL com certeza é um ótimo diferencial.
Fonte: Tecmundo