Mesmo depois de uma campanha massiva dos fãs pelo renovação da série, a Netflix optou por cancelar One Day At A Time nesta quinta-feira (14). A empresa anunciou o fim da série através de uma publicação no Twitter na qual a decisão foi definida como uma “escolha difícil”.
Nós passamos várias semanas tentando encontrar uma maneira de fazer outra temporada da série, mas simplesmente não tinham pessoas suficientes assistindo para justificar outra temporada.
We’ve made the very difficult decision not to renew One Day At A Time for a fourth season. The choice did not come easily — we spent several weeks trying to find a way to make another season work but in the end simply not enough people watched to justify another season.
— Netflix US (@netflix) March 14, 2019
O serviço de streaming alega que a sitcom não atingia os números de audiência necessários para valer a pena continuar investindo em novas temporadas. Os criadores da série já tinham alertado os fãs sobre o possível cancelamento por uma baixa audiência, o que gerou a campanha #SaveODAT — que pedia para pessoas darem atenção a série, uma maneira de aumentar o número de pessoas assistindo na plataforma.
Como a Netflix não divulga suas metas ou seus números de audiência, é praticamente impossível entender exatamente quantas pessoas precisariam assistir One Day At A Time para uma nova temporada ser viável.
One Day At A Time vai chegar ao fim após três temporadas. A comédia tratava sobre temas importantes e era representativa para muita gente, já que a sitcom girava em torno de uma família com raízes cubanas vivendo nos EUA. Nos 39 episódios disponíveis os roteiristas Gloria Calderon e Mike Royce discutiram temas importantes para a sociedade como homofobia, racismo, imigração, alcoolismo, drogas, ansiedade e stress pós-traumático. Tudo isso com bom humor.
Com tantos temas delicados sendo abordados, a Netflix tentou amenizar o cancelamento reforçando a ideia de que a ação não é “um indicativo de que essa história não é importante”. Uma última publicação no Twitter afirma:
E para qualquer um que se identificou ou sentiu representado – provavelmente pela primeira vez – por ODAAT, por favor não entenda isso como um indicativo de que sua história não é importante. O amor por essa série é um grande lembrete para nós que devemos procurar formas de contar essas histórias
And to anyone who felt seen or represented — possibly for the first time — by ODAAT, please don’t take this as an indication your story is not important. The outpouring of love for this show is a firm reminder to us that we must continue finding ways to tell these stories.
— Netflix US (@netflix) March 14, 2019
Apesar de ser transmitida pela Netflix, a sitcom é de propriedade integral da Sony Pictures Television, que já manifestou intenção de procurar novas emissoras e canais para continuar a série de alguma maneira. Um impasse que pode dificultar a missão de levar a One Day At A Time para outras emissoras é o fato da Netflix ter os direitos exclusivos das três primeiras temporadas. Assim, um novo canal não poderia exibir os primeiros episódios da comédia.
One Day At A Time teve três temporadas, que estão disponíveis na Netflix.
Fonte: Jovem Nerd