Um dos momentos mais divertidos para os jogadores são as premiações anuais do The Game Awards. O “Game of the Year” atrai os olhares da comunidade pelo mundo inteiro, gerando grande audiência.
Com a virada da década em vias de acontecer, o Meu PS4 relembra todos os vencedores do GOTY nos últimos dez anos. Vale também lembrar que até 2013, a premiação era conhecida como “VGA”, o Spike Video Game Awards.
Sem mais delongas, vamos aos ganhadores do “Oscar dos videogames”.
Red Dead Redemption – 2010
Uma das disputas mais memoráveis para Game of the Year foi entre Red Dead Redemption e God of War III, lá em 2010. Quem levou a melhor foi o título da Rockstar Games, que ainda levantaria outros três canecos: ‘Melhor Trilha Sonora Original’, ‘Melhor Música’ por Far Away, e ‘Melhor DLC’ por Undead Nightmare.
The Elder Scrolls V: Skyrim – 2011
Skyrim é inegavelmente um dos RPGs mais icônicos de todos os tempos, e isso se refletiu na premiação em 2011. Mesmo com inúmeros bugs, estes divertiam a comunidade gamer a tal ponto que não deu outra: o título da Bethesda levou o GOTY pra casa.
The Walking Dead – 2012
A primeira “zebra” da década aconteceu em 2012. The Walking Dead da Telltale foi indicado ao lado de nomes de peso, como Mass Effect 3, Dishonored, Journey e Assassin’s Creed III. Entretanto, o jurado levou em consideração a fabulosa história do game protagonizado por Lee Everett acima de tudo. Resultado: Game of the Year.
Grand Theft Auto V – 2013
Outra eleição bastante concorrida foi a de 2013. No páreo estavam nada mais, nada menos que GTA V e The Last of Us. Embora o título da Naughty Dog tenha vencido três troféus, o GOTY ficou com o game da Rockstar, que segue lucrando muito com a jornada do trio Michael, Trevor e Franklin até hoje.
Dragon Age: Inquisition – 2014
O primeiro jogo a vencer o The Game Awards (organizado por Geoff Keighley) foi Dragon Age: Inquisition. Desenvolvido pela BioWare, a sequência da franquia é aclamada como um dos melhor RPGs da história.
The Witcher 3: Wild Hunt – 2015
Se The Witcher está em alta por conta da série da Netflix, em 2015 a franquia ganhava uma legião de fãs graças a Wild Hunt, o terceiro game protagonizado por Geralt de Rivia. O vasto mundo aberto, uma narrativa imersiva e a quantidade de horas de gameplay conquistaram os jurados.
Overwatch – 2016
O Game of the Year 2016 ainda deixa muitos gamers irritados por aí. Em disputa contra jogos como Doom, Uncharted 4: A Thief’s End e Titanfall 2, quem levou o prêmio foi Overwatch. O título da Blizzard inovou na época ao trazer um FPS cheio de heróis com habilidades únicas.
The Legend of Zelda: Breath of the Wild – 2017
The Legend of Zelda: Breath of the Wild foi o único jogo da década que recebeu o GOTY sem ser lançado para qualquer plataforma PlayStation. O game da clássica franquia de aventura suou para bater Horizon Zero Dawn na eleição.
God of War – 2018
Se Kratos ainda tivesse a personalidade característica dos três primeiros God of War, se deliciaria com vingança. Em 2018, quis o destino que o game da Santa Monica enfrentasse outro Red Dead Redemption. Para felicidade do deus grego (agora vagando pela região nórdica), a história não se repetiu, vencendo o tão sonhado Game of the Year.
Sekiro: Shadows Die Twice – 2019
O último GOTY da década foi cercado por expectativas, tudo pela voltas de Resident Evil 2 e Hideo Kojima com Death Stranding. No entanto, quem riu por último foi a FromSoftware, que bateu na trave com Dark Souls 2 (2014) e Bloodborne (2015), mas conquistou o troféu de Jogo do Ano graças a Sekiro: Shadows Die Twice.
E aí, caro leitor? Os Game of the Year da década foram justos? Quais outros games mereciam vencer? Conte pra gente nos comentários!
Fonte: Voxel