A próxima geração de SSDs está a chegar e promete ser muito mais rápida que a actual geração, que por si só já é muito rápida. Um prototipo de um SSD que utiliza o protocolo PCIe 5.0 foi mostrado e obteve taxas de leitura sequencial de 14000 MB/s, que é o dobro daquilo que oferecem actualmente os melhores PCIe 4.0.
O futuro protocolo PCIe 5.0, portanto, promete um aumento considerável de 103% nas velocidades de leitura sequencial e 67% quando falamos em gravação. Mas além de melhorar o desempenho de leitura e gravação sequencial, o tempo de resposta também melhorou significativamente, e está estimado uma redução de 77% na latência de leitura e uma redução de 50% na latência de gravação.
O disco protótipo também parece destacar-se no desempenho aleatório, com 2,5 milhões de IOPS de leitura aleatória, 290.000 IOPS de gravação aleatória e 750.000 IOPS num cenário misto com 70% de leituras e 30% de gravações. Isso representa melhorias respectivas de 79%, 86% e 50% em relação à geração anterior.
PCIe 5.0 promete ser muito melhor que o PCIe 4.0
No entanto, é bom lembrar que se trata de um protótipo, o que significa que o produto final poderia ser ainda mais poderoso. Porém, teremos que ser pacientes antes de vermos SSDs tão rápidos chegarem ao mercado, já que não chegariam antes do final de 2022. Também neste ano veremos a chegada das primeiras motherboards com linhas PCIe. 5.0 e também os primeiros módulos de RAM DDR5.
Dentro de poucas semanas, a Intel lançará os seus novos processadores de 12ª geração “Alder Lake” , que serão os primeiros a serem compatíveis com o protocolo PCIe 5.0 e RAM DDR5.
Por Notícias e Tecnologia