Peter Jackson, diretor da trilogia O Senhor dos Anéis, homenageou Ian Holm, ator que viveu Bilbo Bolseiro na franquia e morreu na última sexta-feira (19), aos 88 anos (saiba mais aqui).
O cineasta fez uma longa publicação em seu Facebook no qual relembrou momentos com Holm, como quando o convidou para viver o hobbit na série de filmes e também os primeiros dias de filmagens. “Ian era um homem incrível e generoso. Quieto, mas ousado, com um adorável brilho nos olhos”, escreveu Jackson no início do texto.
No início de 2000, antes de começarmos a filmar as cenas de Bilbo para A Sociedade do Anel, eu estava nervoso por trabalhar com um ator tão estimado, mas ele imediatamente me deixou à vontade. No primeiro dia, antes de as câmeras começarem a filmar, ele me chamou de lado e disse que tentaria coisas diferentes a cada tomada, mas eu não deveria me alarmar. Se, depois de cinco ou seis tomadas, ele não tivesse me dado o que eu precisava, então eu deveria dar a ele instruções específicas.
Jackson revelou também que o ator inicialmente recusou voltar ao papel de Bilbo Bolseiro ao receber o convite para participar de O Hobbit. Segundo o cineasta, Holm já estava com Parkinson na época e tinha dificuldades para lembrar as suas falas e se locomover. Então, para que o ator pudesse participar, as gravações de suas cenas aconteceram na Inglaterra, e não na Nova Zelândia, como de costume.
“Acho que estou pronto para um nova aventura”, escreveu Peter Jackson, relembrando a frase dita por Bilbo ao final de O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei. “Adeus, querido Bilbo. Boa jornada, querido Ian”, encerrou.
Ian Holm morreu na manhã desta sexta-feira, aos 88 anos, por complicações da doença de Parkinson. Ele também esteve em outras grandes produções, como Alien, O Oitavo Passageiro, O Quinto Elemento, Brazil, e em Carruagens de Fogo, que inclusive foi indicado ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante.
Fonte: Jovem Nerd