Meses antes do lançamento, o PIX recebeu 980 solicitações de adesão por empresas, informa o Banco Central. Com introdução marcada para novembro deste ano, o Sistema de Pagamentos Instantâneos fornecerá contas para os 120 solicitantes — configurados como participantes diretos — e os demais 860 dependerão de um representante para gerenciar uma conta de pagamentos instantâneos, caracterizados como participantes indiretos.
Segundo as regras do programa, todas as instituições financeiras com mais de 500 mil contas transacionais ativadas são obrigadas a serem participantes diretos do PIX. Até o momento, o Banco Central afirma que nenhuma deixou de se inscrever. Entre elas, os cinco maiores bancos brasileiros já foram cadastrados como participantes — Banco do Brasil, Caixa, Bradesco, Itaú e Santander. Bancos digitais também foram incluídos, dentre eles o Banco Inter; BS2; C6; Original e Nubank.
Além dessas companhias, carteiras digitais e redes de adquirência também fazem parte da lista de solicitantes. O Mercado Pago, PagSeguro, PayPal, PicPay marcam presença na adesão do PIX — assim como a Cielo, Rede, Store e SumUp.
Do grupo de indiretos, a lista é majoritariamente composta por cooperativos filiados a bancos cooperativos e a confederações, federações e centrais de crédito cooperativas. A lista completa de participantes foi disponibilizada no site do Banco Central do Brasil.
Já com a lista de solicitantes registrada, a próxima etapa é o processo de homologação desses pedidos até a data de lançamento do PIX. Vale mencionar também que a caracterização da instituição — seja participante direta ou indireta — não interfere em nada no funcionamento do serviço para o consumidor final. Ambos poderão adotar o PIX e promovê-lo dentro de seus apps ou sites para seus clientes.
Leia também: Tudo sobre o PIX: sistema para acabar com TED, DOC e até bandeira de cartão
Fonte: Tecmundo