Agora é oficial, a Nvidia já não tem stock das duas placas gráficas RTX 3080 e RTX 3090. E se tinha planos para comprar uma dessas placas, fique a saber que a empresa espera que os stocks voltem a normalizar durante os próximos meses, mas nunca antes de 2021, já que as solicitações foram largamente superiores à oferta.
Jen-Hsun Huang, o CEO da Nvidia, fez a revelação aos jornalistas após a conferência GTC da Nvidia:
Acho que a demanda vai superar toda a nossa oferta ao longo do ano. Lembre-se de que também teremos uma dupla maldição. A dupla maldição é a temporada de férias. Mesmo antes das férias, estávamos muito bem. E então adiciona a isso o “factor de amplificação”, e então adiciona a isso o “fatcor de amplificação de fim de ano”, e teremos uma temporada muito, muito grande no quarto trimestre.
Isso garante que o problema seja realmente de demanda, e não um problema de produção. Se a Nvidia pudesse produzir mais placas gráficas, o grupo certamente o faria. “É um fenómeno que não víamos há muito tempo e simplesmente não estávamos preparados para isso”, admitiu o executivo da Nvidia.
Nvidia com dificuldades em satisfazer as encomendas das RTX 3080 e 3090
A Nvidia está, portanto, a produzir novas placas, mas elas são vendidos no imediato. Jen-Hsun Huang acha que as coisas deveriam “normalizar” somente a partir de 2021, e nunca antes.
Por Notícias e Tecnologia