Gamer Playstation

PlayStation 5 vai gastar bem menos energia, diz Sony

A Sony anunciou que o PlayStation 5 (nome não oficial) vai economizar mais energia que o PlayStation 4. De acordo com a empresa, a plataforma next-gen terá um “modo de suspensão de energia” que este deve consumir apenas 0,5W.

O chefe global da divisão PlayStation, Jim Ryan falou da importância de se oferecer a funcionalidade. Se um milhão de pessoas usarem o modo de repouso, a quantidade de energia elétrica poupada pode ser o equivalente ao consumo de 1000 residências nos Estados Unidos.

Se apenas um milhão de jogadores ativarem esta funcionalidade, pouparia o equivalente do consumo médio de eletricidade em 1000 casas nos Estados Unidos.

O anúncio foi feito como parte do programa “Playing for the Planet“, uma iniciativa criada pela ONU (Organização das Nações Unidas). A aliança abrange 21 empresas, sendo que entre elas estão Sony, Microsoft e Google.

Ryan também exaltou os esforços da Sony quanto à sustentabilidade no videogame atual. Segundo ele, cerca de 16 toneladas dos níveis de emissão de carbono foram evitados durante a “era PlayStation 4”.

Para contextualizar, estimamos que as emissões de carbono que evitamos, até esta data, já estão perto de 16 toneladas, aumentando para 29 toneladas ao longo dos próximos 10 anos (o que equivale em emissões de C02 a todo território da Dinamarca em 2017).

Finalizando, o presidente da SIE disse que a companhia busca métodos de usar o PlayStation VR para conscientizar os jogadores sobre os riscos das mudanças climáticas.

Nossos esforços não estão voltados apenas para o hardware, nós também estamos dispostos a informar as pessoas interessadas nos objetivos da sustentabilidade. Nós concordamos em trabalhar com a indústria e especialistas do clima para levar informações aos devs que desejam usar estas referências em seus jogos. Além disso, investigaremos usos em potencial no PlayStation VR que alerte sobre os riscos das mudanças climáticas.

O PlayStation 5 ainda não tem previsão de lançamento, mas há expectativas de que o console chegue ao mercado em algum momento de 2020.


Fonte: Voxel