A UNESCO e a Microsoft firmaram uma parceria para desenvolver um projeto chamado History Blocks, que usa o jogo Minecraft para recriar monumentos históricos que foram destruídos no Oriente Médio nos últimos anos.
A versão do jogo utilizada no projeto é a Education Edition, plataforma com caráter pedagógico usado em escolas ao redor do mundo. Uma das primeiras escolas a receber o projeto foi a Escola Bosque, em São Paulo.
A diretora pedagógica da escola, Silvia Scuracchio, comentou o envolvimento dos alunos e o impacto do projeto:
Ao mesmo tempo que resolvem desafios complexos de geometria, lógica e abstração, é possível ver como eles se interessam pela cultura e pelas histórias por trás dos monumentos e de sua devastação. Para muitos deles, foi a primeira vez que conceitos como destruição cultural e opressão ideológica foram apresentados e, com eles, mostramos a importância da preservação dos patrimônios da humanidade.
Você pode conferir o resultado de parte do projeto no vídeo abaixo:
O History Blocks está presente em mais de 30 países. O plano pedagógico está disponível no site do projeto, que pode ser acessado aqui.
Essa não é a única iniciativa de uma empresa ligada a videogames para restaurar patrimônios históricos: recentemente, a Ubisoft fez uma doação para a restauração da Catedral de Notre-Dame, e o jogo Assassin’s Creed Unity pode ajudar na reconstrução do local.
Fonte: Jovem Nerd