A AMC Theaters, uma das maiores redes de cinema do mundo, anunciou na última terça-feira (28) que não exibirá mais os filmes da Universal Pictures em suas salas. Portanto, produções como Velozes & Furiosos, Jurssasic World e Meu Malvado Favorito não estarão mais disponíveis nas unidades da companhia, que contam com mil unidades em todo o mundo. As informações são da Variety.
O presidente da AMC Entertainment, Adam Aaron, falou sobre o assunto por meio de um comunicado oficial lançado pela empresa. Ele falou sobre o complicado momento que a indústria cinematográfica está passando em decorrência do coronavírus e aponta que a Universal quebrou a parceria econômica com a empresa.
Segundo Aaron, a decisão do estúdio em começar a lançar os seus filmes nos cinemas e em plataformas digitais simultaneamente faz com quem a relação entre as empresas se torne insustentável e prejudicial para o manter as salas de cinema, inviabilizando o trabalho da AMC Theaters. “No futuro, a AMC não licenciará filmes da Universal em nenhum de nossos 1.000 cinemas globalmente, sob esses termos. Portanto, queremos ser absolutamente claros, para que não haja ambiguidade de qualquer tipo. A AMC acredita que, com essa ação proposta para ir ao lar e aos cinemas simultaneamente, a Universal está quebrando o modelo de negócios e as negociações entre nossas duas empresas”, disse.
Quando um filme está ‘somente nos cinemas’, os espectadores percebem que é um entretenimento de qualidade superior. Diversos cineastas e espectadores acreditam que seus trabalhos criativos são mais bem apreciados pelos consumidores nas telonas. E todos sabemos que esses lançamentos no cinema de fato aumentam a publicidade, propaganda boca-a-boca positiva, elogios da crítica e receitas posteriores.
A anuncio acontece um dia após o Wall Street Journal revelar que a Universal Pictures gerou uma receita de US$ 100 milhões com o lançamento de Trolls 2 diretamente para as plataformas digitais em alguns países (saiba mais sobre aqui).
O presidente diz ainda que sabia dos planos da Universal de lançar Trolls 2 direito nas plataformas digitais em decorrência da pandemia de COVID-19 e por causa dos contratos de licenciamento. Porém, Aaron cita a entrevista com de Jeff Shell, CEO da NBCUniversal, na qual afirma que “o resultado excedeu expectativas e demonstrou a viabilidade do formato”.“Assim que os cinemas abrirem, esperamos lançar filmes nos dois formatos”, Shell completou.
Um porta-voz da Universal Pictures respondeu à decisão da AMC, defendeu os interesses do estúdio e disse que a empresa está decepcionada com a atitude da rede de cinemas.
Nosso objetivo ao lançar Trolls 2 digitalmente era oferecer entretenimento às pessoas que estão abrigadas em casa, enquanto os cinemas e outras formas de entretenimento externo não estão disponíveis. Com base na resposta entusiástica ao filme, acreditamos que fizemos o movimento certo. De fato, dada a escolha de não lançar Trolls 2, que não apenas impediria os consumidores de assistir ao filme, mas também impactaria negativamente nossos parceiros e funcionários, a decisão era clara. [..] Nosso desejo sempre foi oferecer entretenimento de maneira eficiente ao maior público possível. […] Acreditamos absolutamente na experiência do cinema e não declaramos o contrário. Como dissemos anteriormente, daqui para frente, esperamos lançar filmes futuros diretamente para os cinemas, bem como digitalmente, quando essa decisão de distribuição fizer sentido. Esperamos ter conversas privadas adicionais com nossos parceiros de exibição, mas estamos decepcionados.
Recentemente, a Universal divulgou que o filme The King of Staten Island, comédia de Judd Apatow e Pete Davidson, vai manter sua data de estreia e será lançado diretamente para plataformas digitais.
Vale lembrar que outros estúdios também estão lançando os seus filmes diretamente em plataformas digitais, como a Warner Bros. com a estreia de Scooby! O Filme, que acontecerá diretamente online nos Estados Unidos (saiba mais). A Disney também mudou os planos para Artemis Fowl, que não será mais lançado no cinema e será exclusivo do Disney+ (entenda mais sobre).
Se a AMC seguir com a decisão, Velozes & Furiosos 9, Minions 2: A Origem de Gru, Sing 2 e Jurassic World: Dominion não estrearão nos cinemas da rede.
Fonte: Jovem Nerd