O Steam é famoso por abrigar títulos de diversos gêneros, mas também podemos encontrar alguns softwares por lá. Em breve, essa lista também abrigará o RetroArch, que é bastante conhecido por aqueles que possuem um Raspberry Pi e curtem jogos antigos.
A partir do dia 30 de julho, quem acessar a loja virtual da Valve vai encontrar o conjunto de APIs que ajudou a popularizar ainda mais os emuladores. O anúncio foi feito pela própria equipe da Libretro, responsável pelo programa.
E é permitido?
Se a essa altura a questão acima passou pela sua cabeça, aparentemente o Steam não possui nenhuma regra que impeça o lançamento do programa – o que nos leva a crer que nada vai barrar a sua estréia na plataforma no fim do mês.
Fonte: Reprodução/Destructoid
Ainda que o intuito do programa seja preservar a história e a memória dos games antigos, é válido lembrar que isso é feito por meio de emuladores, o que sempre gera discussões entre grupos distintos (os que defendem o uso deles e os que observam isso como uma forma de pirataria).
Vale mencionar que inicialmente o RetroArch estará disponível apenas para PC na loja da Valve, mas deve ganhar builds para MacOS e Linux em algum momento no futuro.
Fonte: Voxel