Geek

Samsung anuncia o CSD: Um SSD especial

A Samsung fez uma parceria com a Xilinx para projectar o CSD, aquele que é o primeiro SSD equipado com um microprocessador. Graças à sua capacidade computacional, serve de suporte para o CPU processando parte dos dados normalmente atribuídos ao CPU e GPU, o que tem por efeito aumentar significativamente o desempenho do PC.

A empresa desenvolveu uma série de aplicações para o seu novo dispositivo de armazenamento, que vão desde codificação de vídeo até programação de inteligência artificial, e isso pode levar a empresa a revolucionar a arquitectura do PC.

No Flash Memory Summit 2020, a empresa apresentou o SmartSDD , um tipo totalmente novo de sistema de armazenamento. Mas porque inteligente? Porque está equipado com um processador que o torna capaz de realizar alguns cálculos, em vez de atribuir essa tarefa ao CPU ou GPU, daí o nome CSD, que quer dizer Computation Storage Device.

Olhando para o mesmo, ele é em tudo igual a um SSD clássico de 2,5 ” e oferece uma capacidade de armazenamento de 4TB .

“A arquitetura contemporânea requer transferências pesadas de dados entre CPU, GPU, SSD e RAM”, explica a marca. “O desempenho é sugado e atinge rapidamente um pico crítico. O SmartSSD adiciona poder de computação ao sistema de armazenamento, reduzindo drasticamente a troca de dados enquanto acelera o processamento de dados .“

Samsung CSD

Samsung revela o CSD

Para alcançar estes resultados, a Samsung associou-se à Xilinx, empresa especializada na concepção de FGPA (Field-Programmable Gate Array, para “circuitos pré-dispersos programáveis”), circuitos de células que podem ser reprogramados à vontade. Integrados ao CSD, esses circuitos actuam como intermediários entre a CPU e o espaço de armazenamento, o que permite que os dados sejam processados mais próximo a este, evitando transferências desnecessárias e sobrecarregando o processador. O resultado: menos latência, armazenamento mais inteligente, em suma, o desempenho aumenta exponencialmente,  a acreditar nas palavras da Samsung.

A outra vantagem significativa desse sistema é que ele é totalmente personalizável pelo utilizador, desde que ele esteja familiarizado com a programação lógica de rede. Esse recurso oferece um número muito grande de aplicações para o SSD: codificação de vídeo, aprendizagem de máquina, reconhecimento facial, e muito mais.

“O SmartSSD CSD foi projectado para permitir que uma nova gama de programadores- incluindo engenheiros de software e pesquisadores de inteligência artificial – criem soluções turnkey através de aceleração de hardware inflexível”, acrescenta a Xilinx.

FONTE


Por Notícias e Tecnologia