Tal como estava programado, a Samsung anunciou hoje o seu mais recente chip que equipará os telefones topo de gama em 2021, o Exynos 1080. A sua apresentação foi realizada num evento na China, onde foram reveladas as suas características técnicas, que na teoria são no mínimo impressionantes.
A primeira grande novidade, é que ele é fabricado no processo de 5nm, e isso só por si já garante melhor eficiência energética. Depois, ele conta com quatro núcleos Cortex-A78 de alto desempenho, onde um desses núcleos pode operar em velocidades de até 2.8Ghz, enquanto os outros 3 são capazes de operar a 2.6Ghz. Esses 4 núcleos, são acompanhados por outros 4 núcleos Cortex-A55, que são ideias para tarefas menos exigentes, e que podem operar em velocidades de até 2.0Ghz.
Mas as novidades não ficam por aqui, já que outras inovações oferecidas por este processador abrangem muitos casos de uso, começando pela velocidade de execução das tarefas. A empresa afirma que no modo single core, este Exynos 1080, oferece 50% mais velocidade do que a geração anterior de chips, enquanto no multi core espera-se que o desempenho seja dobrado.
Exynos 1080 é agora oficial e chegará em breve aos dispositivos
Para os gráficos temos o GPU Mali-G78 MP10, que oferece desempenho em linha com o do Mali-G77 MP11 integrado no processador Exynos 990, que está por exemplo no Samsung Galaxy Note 20 Ultra. Este GPU pode lidar com ecrãs de resolução FullHD + com taxa de actualização de 144 Hz ou resolução QHD + com taxa de actualização de 90 Hz, enquanto o processador de imagem (ISP) pode suportar sensores de até 200MP com gravação de vídeo HDR10 +, e com resolução de 4K a 60fps.
O Exynos 1080 suporta ainda memória LPDDR5 RAM, armazenamento UFS 3.1, obviamente conta com um modem 5G com suporte para redes sub-6 GHz e mmWave, integra GPS, Bluetooth 5.2, Wi-Fi 6 e muito mais. Durante a apresentação foi anunciado que o primeiro smartphone do mundo a usar o processador será o novo telefone topo de gama da Vivo.
FONTE
Por Notícias e Tecnologia