Thunder Cheats

Solução da PlayStation 5 revela-se melhor que o da Xbox Series


Antes da chegada das consoas de nova geração, como as PlayStation 5 e Xbox Series X | S, houveram muitas preocupações em torno da expansão de armazenamento das mesmas. Estamos a falar de consolas com menos de 1TB de armazenamento interno, e face ao tamanho dos jogos atuais, é inevitável ter de expandir a sua capacidade.

Agora, pouco menos de 2 anos após o lançamento das duas consolas, está claro que a solução de expansão de armazenamento escolhida pela Sony sai na frente em relação à solução escolhida pela Microsoft.

Embora haja uma lista de diferenças entre a PlayStation 5 e a XBox Series X, a sua abordagem distinta à expansão de armazenamento é particularmente interessante. A Sony tomou uma decisão precoce, mas mais arriscada, de utilizar SSDs M.2 2280 PCIe4 x4 NVMe, embora essas unidades ainda não estivessem amplamente disponíveis quando a consola foi lançada. Do outro lado, a Microsoft decidiu criar a sua própria unidade proprietária, que mais não é do que um interface semelhante as antigos cartões de memória para as consolas PS1 ou PS2.

Os prós e contras de cada decisão foram imediatamente sentidos pelos clientes no lançamento das duas consolas. Os primeiros utilizadores da PlayStation 5 tiveram que esperar meses até que os SSDs PCIe4 x4 compatíveis estivessem amplamente disponíveis, enquanto os proprietários das XBox tiveram muito mais facilidade em encontrar o cartão de expansão nas lojas ou online. Avanço rápido para 2022, e vemos que a aposta da Sony sai vencedora.

Solução de expansão de armazenamento da Sony sai vencedora

Agora as unidades PCIe4 x4 são comuns, os seus preços caíram significativamente para serem muito mais baratos do que a solução proprietária da Microsoft. Uma pesquisa na Amazon por “PS5 SSD” e facilmente encontramos um Western Digital Black SN850 de 1TB por 135 euros, enquanto um cartão de expansão de 1TB para a Xbox atualmente é vendido por 209 euros. São 74 euros de diferença para a mesma quantidade de armazenamento.

Para os proprietários da PlayStation 5, o longo plano de jogo da Sony significa armazenamento mais barato com muitas fabricantes para escolher, enquanto os proprietários da XBox ainda estão presos à mesma opção proprietária. O cartão de expansão da XBox teve a vantagem de oferta e preço no seu lançamento, mas isso virou a favor da Sony para o resto da geração da consola… que ainda vai ter muitos anos pela frente.

Já deixou o seu like na nossa página do Facebook e do Instagram? Receba toda a informação em primeira mão. Siga-nos também no Google Notícias, basta seleccionar-nos entre os seus favoritos clicando na estrela.



Por Notícias e Tecnologia
Sair da versão mobile