Em meio a um momento no qual a Formula 1 está cada vez mais dedicada a promover os eSports, quem dedicada a vida a promover games de corrida está tendo alguns problemas com a categoria. Aparentemente, diversos streamers estão tendo que lidar com pedidos de copyright emitidos pela Formula One Management, que resultam na retirada do ar de seus vídeos.
Embora em vários casos o erro seja corrigido e os vídeos voltem ao ar, toda a monetização que eles poderiam gerar é reduzida ou, muitas vezes, zerada. Em uma entrevista ao Jalopnik, o YouTuber TheKie25 (Kieran Blacklock) afirmou que dois vídeos que fez de Gran Turismo Sport foram retirados do ar esta semana, o que motivou ele a encerrar seus streamings durante o período.
“Isso faz com que meu canal pareça que não teve conteúdo por dois dias e impede qualquer possibilidade de receita com os streams que seriam geradas através de anúncios, o que é um pouco frustrante”, afirmou Blacklock. Aparentemente, a situação afetou não somente quem jogou com carros da Formula 1, mas também aqueles que participaram de outras categorias que compartilham os mesmos circuitos.
Formula 1 garante que problema está sendo corrigido
A Formula One Management não fez qualquer pronunciamento sobre o assunto até o momento, mas o Twitter oficial de Formula 1, jogo desenvolvido pela Codemasters, afirmou que o problema deve ser corrigido em breve. Segundo o piloto profissional David Perel, a derrubada de vídeos é algo que se tornou comum há um tempo considerável, e eles costumam ser retirados do ar 10 minutos após o fim de uma transmissão.
??Had an issue with game content on YouTube today? This should be resolved for you soon, if not already.
Finding it isn’t? We’d love to hear from you! pic.twitter.com/Dbw9ozFGmN
— Formula 1® Game (@Formula1game) 8 de janeiro de 2019
Perel acredita que isso é fruto dos bots do YouTube e não da Formula One Management, já que o sistema parece funcionar de maneira muito automatizada. A esperança é que a situação como um todo seja resolvida em breve, especialmente para quem vê no streaming de jogos de corrida uma forma de ganhar a vida e interagir com um público apaixonado.
Fonte: Voxel