No Relatório divulgado pelo FKIE – Fraunhofer Institute for Communication, Information Processing and Ergonomics, os Routers “FRITZ! Box” da fabricante alemã AVM testados no referido estudo aparecem no topo dos resultados a nível de segurança.
Segundo a publicação citada, muitos dos routers contêm centenas de vulnerabilidades conhecidas, sendo que 46 deles não tinham recebido uma única actualização de segurança nos últimos 12 meses – e alguns deles não receberam qualquer actualização há mais de 5 anos. Mesmos alguns fabricantes que disponibilizam actualizações, efectuaram correcções de problemas documentados.
Mais de uma centena de Routers com graves falhas de segurança
Apenas a fabricante alemã AVM não divulga chaves criptográficas privadas no firmware dos routers FRITZ! Box que produz. Por oposição, modelos de fabricantes como o Netgear R6800 contêm 13 chaves privadas. Muitos continuam também a usar passwords fáceis de descobrir, ou credenciais de acesso fixas que os utilizadores nem sequer podem alterar.
Sendo o Router o equipamento que liga as nossas casas e empresas à Internet, a questão da segurança é de primordial importância. Conscientes de que nunca se conseguirá uma proteção a 100%, a AVM continua a inovar e disponibilizar ao mercado equipamentos fáceis de utilizar, robustos e seguros.
Aqueles que tiverem interesse em ler mais informações sobre o relatório em questão, poderão ter acesso ao mesmo aqui.
Por Notícias e Tecnologia