Já faz três anos desde que The Last of Us Part II foi anunciado com um trailer sombrio lá na PSX 2016. Desde então, a Naughty Dog vem timidamente revelando informações sobre ele.
Nas últimas semanas, finalmente descobrimos que o jogo será lançado em fevereiro do ano que vem e ainda fomos contemplados com vários detalhes do gameplay e da história, mas tudo ainda parece estar meio nebuloso.
Para tentar esclarecer o amontoado de informações sobre o game, decidimos reunir tudo o que sabemos de concreto sobre a próxima jornada de Ellie e Joel!
A jornada de vingança de Ellie
Em The Last of Us Part II, o jogador vai controlar Ellie em vez de Joel, em uma história que terá o “ódio” como principal tema — ao contrário do primeiro jogo, que era o “amor”.
A trama se passa cinco anos depois dos acontecimentos finais de TLoU. Ellie e Joel passaram viver com a comunidade liderada por Tommy, que se estabeleceu na cidadezinha americana de Jackson, em Wyoming.
Eles vivem tranquilamente por lá, fazendo rondas para eliminar os infectados nas redondezas e pegar suprimentos em locais abandonados. No entanto, algo terrível acontece — que não sabemos ainda o que — e faz com que Ellie parta para uma jornada de vingança.
Por enquanto, sabe-se que ao decorrer do jogo Ellie ficará sozinha em alguns capítulos, já em outros terá um NPC ajudante. Na demo do game que o NerdBunker pôde testar, foi mostrado que Dina, a garota que ela beija no vídeo que mostra um festival, a acompanhará em algumas missões iniciais.
A demo ainda confirmou que Joel está vivo — pelo menos por enquanto –, desbancando teorias de que ele estaria morto e seria apenas fruto da imaginação de Ellie desde o começo do game.
A trama terá dois principais grupos antagonistas: os Seraphites e os WLF.
Os Seraphites são membros de um culto religioso que sacrifica pessoas em rituais, enforcando e estripando aqueles que consideram “pecadores”. Eles foram apresentados no trailer de 2017, que mostra os vilões torturando Yara, uma ex-integrante do grupo, e uma mulher ainda desconhecida. As duas acabam fugindo com a ajuda de Lev, irmão mais novo de Yara.
Já os WLF, o que significa “Frente de Libertação de Washington”, são uma milícia composta por pessoas xenófobas que tomaram o controle de várias áreas de quarentena. Segundo o diretor criativo do jogo, Neil Druckmann, eles são parecidos com os Vagalumes, mas seus objetivos e modus operandi são bem diferentes. Por exemplo, eles usam cachorros para rastrear e atacar qualquer intruso que entre em seu território.
Ainda não está claro se o alvo principal da vingança de Ellie são os Seraphites ou os WLF, mas a protagonista já apareceu matando vários membros dos dois grupos nos trailers.
Outro ponto que ainda está confuso é como Yara, Lev e a mulher misteriosa (que, segundo teorias, pode ser a mãe de Ellie) se encaixam na história.
As mecânicas renovadas do jogo
O gameplay mantém o mesmo estilo do primeiro jogo, oferecendo opções para o jogador escolher se prefere o stealth, se acha melhor atirar em tudo que vê pela frente ou mesmo um meio termo entre os dois.
Como era de se esperar, agora Ellie está um pouco mais forte e pode usar machados e martelos, além de rifles e escopetas. Mas os maiores diferenciais estão em aprimoramentos de sistemas já existentes, dando mais possibilidades para o combate, tanto direto quanto a longa distância.
Por exemplo, agora será possível criar silenciadores para as armas (que quebram com o uso), além de poder se esconder e rastejar até na grama baixa — e atirar flechas enquanto faz isso!
A faca não será mais quebrável, uma vez que Ellie usa o canivete que era de sua mãe.
As melhorias de aptidões vão funcionar da mesma maneira: conforme o jogador coleta pílulas, será possível investir em novas habilidades. O mesmo se aplica à mesa que melhora as armas, a única diferença é que, para ela, é preciso coletar peças.
O stealth promete ser mais desafiador por conta do faro aguçado dos cachorros dos WLF, o que força o jogador a ficar em movimento o tempo inteiro (e aumenta também a pressão para não ser detectado!). Nesses momentos, será possível identificar o rastro de cheiro com o mesmo recurso de “ouvir” que usamos para identificar a localização os inimigos que estão fora do alcance de visão.
#TheLastofUsPart2 está cheio de novidades, incluindo catioros farejadores!
Quem não aguenta mais esperar por esse jogo? pic.twitter.com/zuM5NU9Khb— NerdBunker (@Nerdbunker) September 26, 2019
A jogabilidade ainda terá um toque à la Uncharted. Agora, Ellie pode saltar e escalar, deixando a movimentação mais fluida.
Por fim, a inteligência dos NPCs inimigos foram melhoradas. Agora, todos os personagens terão nomes, e matar um deles muda completamente o comportamento dos outros. E isso acontece até mesmo com os cachorros.
Por exemplo, se você matar um inimigo ou um dos cães e outro humano encontrá-lo, ele vai lamentar a perda do amigo ou até chorar e, em seguida, ficará nervoso e vai procurar pelo culpado.
Isso ainda será intensificado pelo sistema que simula um batimento cardíaco nos NPCs, segundo o codiretor do game, Anthony Newman. É como se cada um deles tivesse um termômetro que oscila nos momentos tensos, afetando no comportamento e até na respiração deles, que pode ficar pesada.
Vale ainda lembrar que não é obrigatório matar os cachorros, sendo possível passar por eles sorrateiramente e evitando ficar parado por conta do cheiro. Então, se você assassinar algum deles (mesmo que sem querer), sinto dizer que a culpa é toda sua!
Já em relação aos infectados, apenas uma nova classe foi apresentada até agora: os Shamblers. Eles são do estilo tanque, parecendo uma versão mais rápida e menos resistente dos Vermes, que soltam um gás venenoso e ainda explodem depois de levar muito dano.
E o multiplayer?
Mesmo a campanha sendo o grande foco do primeiro título, o multiplayer, chamado Facções, conseguiu uma boa base de fãs. Infelizmente, já foi confirmado que a sequência não terá o modo.
Segundo o estúdio, o motivo para isso é devido ao enorme escopo do jogo que vai preencher dois discos Blu-Ray apenas com o modo single-player.
The Last of Us Part II será lançado no dia 21 de fevereiro de 2020 e chegará exclusivamente para PlayStation 4.
Fonte: Jovem Nerd