Quem curte jogar acaba passando batido por vários nomes interessantes, que sempre têm uma história por trás. Conversamos com Johan Pilestedt, CEO da Arrowhead Game Studios, sobre como foram criados o nome do estúdio e da franquia Helldivers. Leia mais para entender como a tradução de um sobrenome, um avião da Segunda Guerra Mundial e muito bom-humor deram origem a esses títulos.
Por trás do nome “Arrowhead Games”
PlayStation Blog: Como a equipe inventou o nome Arrowhead Game Studios?
Johan Pilestedt: Quando estávamos tentando bolar um nome para o estúdio, passamos um dia inteiro trocando ideias. Mas, no fim, Arrowhead foi o único nome que colou, não tinha muita competição.
“Arrowhead” veio de duas ideias gerais. Primeiro, meu sobrenome é Pilestedt, que pode ser traduzido para o inglês como “arrow stead” (“lugar de flecha”, em tradução literal para o português). Também gostamos da ideia de que “Arrowhead” soa como uma empresa séria. Ponta de flecha. De ponta. Aí você vê o logotipo (uma pessoa com uma flecha atravessada na cabeça) e o significado fica um pouco mais idiota.
Um pouco por deboche, a gente decidiu chamar o estúdio de “Arrowhead Game Studios”, no plural, só para o caso de um dia a empresa ter mais de um estúdio. Hoje, o nome representa uma lembrança das nossas origens, quando éramos cinco estudantes num quartinho do campus da Universidade Técnica de Lulea. Nem o logotipo mudou muito desde aquela época. Ainda estamos em busca do mesmo sonho: mudar a indústria com o poder de jogos cooperativos que colocam a fantasia em posição de destaque.
Como surgiu o título “Helldivers”
À primeira vista, “Helldivers” é um título perfeito para um jogo em que soldados aterrissam em planetas hostis e cheios de inimigos. O que mais você pode contar sobre as origens do título?
Pilestedt: “Helldivers” veio dessa combinação das expressões “war is hell” e “diving into war” (“a guerra é um inferno” e “mergulhar no confronto”, em tradução livre para o português). Daí veio o nome Helldivers. Também queríamos um nome que refletisse a atividade praticada no jogo. Eu também estava com o nome “Helldivers” na cabeça desde que descobri um bombardeiro de mergulho da Segunda Guerra Mundial chamado Curtiss SB2C “Helldiver”. Sempre quis usar esse nome para alguma coisa.
O nome Helldivers caiu tão bem que permaneceu o mesmo desde as primeiras apresentações até o produto final. De um ponto de vista emocional, queríamos que o nome “Helldivers” evocasse a sensação de encarar um desafio árduo e provavelmente fatal.
Para quem já está preparado para o desafio árduo de Helldivers 2, o jogo de tiro cooperativo e futurista da Arrowhead Game Studios já está disponível para PS5 e PC. Saiba mais sobre o último bônus de guerra premium, em breve chegando a Helldivers 2.
Fórum Playstation 5