Vingadores: Ultimato está a poucas horas de estrear. A Marvel já promoveu algumas sessões de imprensa, além de uma première em Los Angeles. Com três horas de duração, o longa superou todas as expectativas possíveis, com vários momentos que explodem cabeças e fazem qualquer fã vibrar. Listamos alguns deles aqui:
[Atenção! SPOILERS de Vingadores: Ultimato abaixo]
A primeira cena
O filme começa sem muito aviso. Antes mesmo do logotipo da Marvel aparecer, descobrimos o que aconteceu com a família do Gavião Arqueiro. O herói estava em um piquenique com sua família, ensinando sua filha a atirar com arco e flecha quando, de repente, todos viram poeira por conta do estalo de Thanos.
O resgate
Logo na sequência, ao som de “Dear Mr. Fantasy”, do Traffic, vemos Tony Stark e Nebulosa na Milano. O Homem de Ferro grava uma mensagem para Pepper Potts, pedindo desculpas por todas as vezes que a preocupou, e declarando seu amor por ela. Tony está muito magro, debilitado, deixando tudo mais urgente. O oxigênio está a poucos dias de se esgotar. Quando tudo parece perdido, um clarão surge no espaço: a Capitã Marvel, pronta para levar os dois para a Terra.
Derrotando Thanos
Na Terra, os Vingadores se reúnem para traçar uma estratégia para derrotar Thanos. Nebulosa sabe onde ele está, e, então, os Maiores Heróis da Terra partem para o Jardim. Chegando lá, eles realizam um ataque coordenado no Titã Louco, que está enfraquecido. Ele revela que destruiu as Joias do Infinito, e que isso quase custou sua vida. Tomado por raiva, Thor corta a cabeça do vilão — como se quisesse consertar o passado, quando deixou de mirar em uma parte letal do adversário. A cena vale destaque pelo desfecho surpreendente e porque finaliza o que foi iniciado em Guerra Infinita.
Um assalto temporal
Scott Lang sai do Reino Quântico de maneira inusitada: um rato aciona os botões que o trazem de volta ao nosso mundo. No QG dos heróis, o Homem-Formiga apresenta aos outros Vingadores a ideia de um “assalto temporal”. Ele quer levar os Maiores Heróis da Terra para o Reino Quântico, colocando-os no passado. O plano é capturar todas as Joias do Infinito antes de Thanos, criar uma nova Manopla e trazer todos de volta para o presente. Depois de muitas conversas e testes, é chegado o dia da missão, com três equipes formadas.
A Batalha de Nova York
A primeira parada dos Vingadores é durante a Batalha de Nova York. Tony se encarrega de conseguir a Joia do Espaço, que está no Tesseract; o Capitão se encarrega da Joia da Mente, no cetro de Loki; e Hulk precisa encontrar a Anciã para conseguir a Joia do Tempo, no Olho de Agamotto. Nesse meio tempo, revemos algumas cenas icônicas do primeiro filme do time. É legal ver a batalha por outros ângulos, no melhor estilo De Volta para o Futuro 2. A sequência também rende um momento hilário, com o Professor Hulk fingindo que é o Hulk selvagem de sempre.
Relembrando o Soldado Invernal
Na busca do Capitão pela Joia da Mente, Ultimato faz uma referência a Capitão América: O Soldado Invernal, com o herói embarcando em um elevador junto de agentes da SHIELD/Hydra, que estão de posse do cetro de Loki. No melhor estilo da HQ Império Secreto, Steve Rogers manda um “Hail Hydra” e consegue pegar a maleta que está com a joia. Essa cena tirou aplausos do público durante a sessão!
Capitão vs. Capitão
Logo depois de conseguir a Joia da Mente, o Capitão América acaba encontrando com si mesmo do passado. O Capitão de 2012 acha que o Capitão atual é Loki, e os dois acabam se enfrentando, com o Steve Rogers do presente vencendo. O encontro rende uma ótima luta e boas piadas do Capitão (do futuro).
O sacrifício da Joia da Alma
Como descobrimos em Guerra Infinita, para se conseguir a Joia da Alma é necessário um sacrifício. A Viúva Negra e o Gavião Arqueiro se encarregaram de consegui-la. Os dois ficam numa disputa para saber quem vai pular no abismo. A cena é tensa e muito bem construída, e até o último segundo, não sabemos quem vai morrer. No fim das contas, Natasha acaba abraçando a morte, de maneira trágica. Vê-la morta no chão foi realmente inesperado e impactante.
A participação de Stan Lee
Ultimato tem a última participação de Stan Lee nos filmes da Marvel. Ele aparece numa sequência em que o Homem de Ferro e o Capitão América estão nos anos 70 — e aparece com o visual que tinha nessa época, com um poderoso bigode e costeletas!
A Manopla Stark
Com as seis Joias do Infinito reunidas, os Vingadores criam uma nova Manopla do Infinito. Hulk é o único que consegue suportar a descarga de energia do artefato. Com um estalar de dedos, o Gigante Esmeralda desfaz tudo que Thanos tinha feito em Guerra Infinita.
Avante Vingadores!
Apesar da vida ter sido restaurada, ainda não é o fim. O Thanos do passado acha uma maneira de chegar ao presente, e tem um novo plano: roubar a Manopla Stark, destruir o Universo e criar um novo. Porém, os Maiores Heróis da Terra não vão permitir. Em uma sequência de explodir cabeças, o Capitão América finalmente fala sua frase clássica: “Avante, Vingadores!”. O mais legal, no entanto, é o jeito como ele decide falar. O sussurro surpreende e deixa tudo ainda mais marcante.
Girl power!
Em um momento específico da batalha final contra Thanos, a Marvel dá grande destaque às suas heroínas: TODAS elas se reúnem para uma investida poderosa contra o Titã Louco, partindo para a porrada de uma maneira espetacular! Girl power do começo ao fim!
Steve Rogers, o digno
A Era de Ultron já tinha dado a pista de que talvez Steve Rogers fosse digno de levantar o martelo Mjolnir. E Ultimato prova que ele é. O Capitão América manda muito bem com a arma do Deus do Trovão, dando porrada em todos os chitauri que passam por ele. É um momento que deixa a gente vibrando igual a chegada do Thor em Wakanda no final de Guerra Infinita.
Eu sou o Homem de Ferro
Thanos consegue a Manopla Stark e estala os dedos. Porém nada acontece. Tony conseguiu as Joias do Infinito antes e está em posse delas. Antes de acabar com o vilão de uma vez por todas, ele nos leva ao final do primeiro filme do MCU e diz: “Eu sou o Homem de Ferro”. Infelizmente, a energia disparada foi grande demais e ele não resiste, morrendo na sequência, em uma cena emocionante, que marcou o fim de uma era. Quando Pepper vira para ele e diz “Você pode descansar agora, nós estamos bem” não há quem não chore na sala de cinema.
Passando o escudo
Para não danificar o tecido do espaço-tempo, o Capitão América precisa devolver as Joias do Infinito para suas respectivas épocas. Porém, no último minuto, ele decide ficar nos anos 50 e passar o resto de sua vida com Peggy Carter. No presente, uma versão idosa de Steve Rogers passa o escudo do Capitão para o Falcão, que continuará o legado do herói daqui para frente.
Vingadores: Ultimato continua a trama encerrada em Vingadores: Guerra Infinita, com os Maiores Heróis da Terra buscando uma forma de derrotar Thanos (Josh Brolin), que, munido das Joias do Infinito, se tornou um ser com poderes praticamente ilimitados, destruindo metade do Universo.
Fonte: Jovem Nerd