Um cidadão a viver na Califórnia entrou com uma ação coletiva contra a Western Digital. Ele acusa a fabricante de vender SSDs externos com defeito. Segundo o autor, a empresa de Santa Clara tem conhecimento desse problemas e nada fez para o resolver.
A história é contada por Nathan Krum que comprou um SSD externo da Western Digital, o SanDisk 2TB Extreme Pro, que logo descobriu que tinha um defeito. O problema foi repetidamente relatado à empresa, desde janeiro de 2023, porque, segundo Krum, “os SSDs SanDisk Extreme Pro, também vendidos sob a marca WD My Passport, têm um problema de firmware que os desliga ou torna-os ilegíveis em computadores”. Isso contradiz a crença de que os discos rígidos estão a tornar-se menos confiáveis, ao contrário dos SSDs .
Sem contar com o valor gasto, $180 pelo o Extreme Pro, o maior prejuízo para os utilizadores é a perda permanente dos dados contidos na unidade de armazenamento. Na denúncia apresentada ao Tribunal de San Jose, o autor argumenta que os utilizadores não podem mais usar razoavelmente esses produtos, sabendo que correm o risco de “apagar os dados neles armazenados ou torná-los inacessíveis”. E muito legitimamente ele receia ter “perdido para sempre, ou que a sua recuperação custe centenas, até milhares de euros” a informação contida na SSD.
Western Digital enfrenta mais uma ação em tribunal
Como esta é uma ação coletiva nos Estados Unidos, os consumidores cujos SSDs SanDisk ou WD falham podem, portanto, juntar-se ao autor e tentar obter uma indemnização. Isso pode afetar milhares, senão centenas de milhares de utilizadores apenas nos Estados Unidos. A Western Digital, portanto, tem muito a perder nesta situação.
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Por Notícias e Tecnologia