Desde a virada do ano, o WhatsApp não funciona mais em alguns aparelhos antigos. A grande perda foram os celulares com o Nokia Series 40, sistema operacional lançado em 1999. Segundo a própria fabricante, 1,5 bilhões de aparelhos celulares com o sistema operacional foram vendidos até janeiro de 2012. Todos estes aparelhos foram descontinuados do mensageiro.
Originalmente, o sistema da Nokia deixaria de funcionar em 2016, mas o prazo foi estendido para o final de 2017 e depois prolongado mais uma vez para o fim de 2018 — que acabou sendo o definitivo.
O S40 deixou de ter protagonismo na indústria dos celulares há muito tempo. Com a popularização de iPhones e Androids, a fabricante perdeu espaço. Em 2014, a Microsoft comprou a Nokia e colocou fim ao sistema em novos aparelhos.

Aproveitando a nova fase do aplicativo, o WhastApp divulgou que alguns celulares com iOS e Android também serão desligados do aplicativo em breve. Após 1º de janeiro de 2020, aparelhos com sistema operacional abaixo do Android 4.0 e iOS 8 também deixarão de ter o aplicativo ao seu dispor.
Esse desligamento afetará vários suários, principalmente aqueles que detentores do emblemático iPhone 4.
O WhatsApp para iPhone requer iOS 8 ou posterior. No iOS 7.1.2, não é mais possível criar novas contas ou verificar contas existentes. Se o WhatsApp já estiver ativo no seu dispositivo, você poderá usá-lo até 1º de fevereiro de 2020. O iOS 6 ou anteriores não são mais compatíveis.
Outro sistema operacional que será desligado em 2020 é o Android Gigerbread, que, segundo o Google, está instalado em dois bilhões de aparelhos. Todos estes usuários serão desligados do WhatsApp no próximo ano.
Confira a lista de sistemas operacionais que deixarão de funcionar a partir de 2020:
- Android 4.0 ou superior;
- iPhone com iOS 8 ou superior;
- Windows Phone 8.1 ou superior;
- JioPhone e JioPhone 2 com KaiOS.
Fonte: Jovem Nerd