Em preparação para as eleições presidenciais na Índia, o WhatsApp lançou uma ferramenta de checagem de notícias dentro do próprio aplicativo. De acordo com a agência de notícias Reuters (via Estadão), usuários que vivem no país agora podem encaminhar mensagens para um serviço chamado de “Checkpoint Tipline“, um grupo de verificação liderado pela start-up local Proto, que classificará as notícias como “verdadeira”, “falsa”, “enganosa” ou “contestada”. A averiguação servirá para criar um banco de dados que ajudará o WhatsApp a estudar novas formas de combater fake news no WhatsApp.
O Checkpoint Tipline funciona em 5 idiomas – Inglês, Hindi, Telugu, Bengali e Malayalam. A função já está ativa, mas com restrições iniciais que envolvem principalmente o tempo da checagem, que pode chegar a até duas horas.
Na Índia, o problema com as Fake News é muito maior do que no Brasil: lá, dezenas de pessoas já foram linchadas depois de serem falsamente acusadas de sequestrar crianças.
Nos últimos meses, o aplicativo está apresentando várias mudanças anti-Fake News, como restringir o compartilhamento de mensagens para no máximo cinco pessoas e banir contas que apresentam qualquer comportamento suspeito. Anteriormente, era possível repassar mensagens para até 20 contatos ou grupos de uma vez só e uma conta só era banida caso houvessem denuncias.
Fonte: Jovem Nerd