Geek

Xiaomi anuncia a tecnologia Loop LiquidCool: Entenda o que é

A tecnologia evoluiu muito na ultima década, e se olharmos para os processadores de há 10 anos, era difícil imaginar que o poder de processamento a que chegamos nos dias de hoje. E isso é válido para qualquer tipo de processador, mesmo para os dos smartphones.

Acontece que esse aumento de desempenho vem inevitavelmente acompanhado do aumento de temperatura, e é impossível (ainda) fazer um processador com clocks mais altos, que não aqueça mais. É por isso que as grande empresas se dedicam cada vez mais aos sistema de refrigeração. E uma dessas empresas é a Xiaomi que agora anunciou o Loop LiquidCool, uma tecnologia que utiliza duas formas de refrigeração, no mesmo sistema, e por isso, conta com o dobro da eficiência da refrigeração.

Conforme podemos ver no gráfico abaixo, o calor do chipset faz com que o líquido evapore (esse é o segmento do evaporador), e o gás quente viaja por um tubo para resfriar no condensador que faz com ele se transforme novamente em líquido. Esse líquido então vai para a câmara de Refil que alimenta o Evaporador, para que o ciclo comece novamente.

Loop LiquidCool

Loop LiquidCool oficialmente anunciado pela Xiaomi

Ou seja, é algo semelhante aquilo que acontece num tubo de calor normal, mas, como referi, existem algumas diferenças importantes. Primeiro, o gás quente e o líquido frio são mantidos de forma separada. Não é o caso dos tubos de calor – aí o pavio que carrega o líquido e a câmara por onde passa o gás estão todos no mesmo tubo de metal, e o contacto entre os dois reduz a sua eficiência.

A segunda grande mudança é o uso de válvulas Tesla para garantir que a circulação ocorra da maneira certa. Sim, essas válvulas foram inventadas por aquele Tesla e não têm peças móveis. Em vez disso, elas contam com o seu design inteligente para garantir que o líquido flua muito mais facilmente numa direcção do que na outra.

Essa é a teoria de como o Loop LiquidCool funciona, e ainda vamos ter de esperar algum tempo até que os primeiros smartphones com esta tecnologia, cheguem ao mercado. No entanto, a Xiaomi personalizou um Mix 4 substituindo a sua câmara de vapor original por um sistema Loop LiquidCool. O resultado? Após 30 minutos de Genshin Impact a 60 fps (configurações máximas de vídeo), a temperatura máxima registada foi 47,7ºC, ou seja, 8,6ºC mais frio do que um Mix 4 não modificado.

FONTE


Por Notícias e Tecnologia